Todo discípulo deve ser obediente

ben-white-148435-e1489179873159-1024x710

“Porque nisto consiste o amor a Deus: obedecer aos Seus mandamentos. E os Seus mandamentos não são pesados”. (1 João 5.3)

As Escrituras revelam o caráter de Cristo e afirmam que Ele foi obediente e ensinou obediência aos Seus discípulos. Jesus demonstrou plena obediência com a Sua vida quando, mesmo em meio a tanto sofrimento na cruz, Ele permaneceu firme no propósito de morrer pelos pecadores. E, após a Sua ressurreição, estabeleceu uma ordenança em que os discípulos deveriam fazer novos discípulos e ensinar-lhes a obedecer a todos os Seus mandamentos.

No Antigo Testamento, Deus também requisitava obediência ao Seu povo. Era necessário que eles obedecessem toda a lei. Caso obedecessem, receberiam benção, mas, se fossem desobedientes e se afastassem do caminho que Deus ordenava a eles, receberiam maldição. Contudo, os israelitas, em muitos momentos da história, decidiram buscar ídolos inúteis e sem valor, feitos de ouro, metal e madeira.

Nos tempos dos juízes, período em que Deus levantou líderes para os libertarem dos inimigos, o povo vivenciou muitos ataques. Durante cerca de dois ou três séculos, Israel continuamente buscava alianças com povos pagãos e se afastava de Deus, mas, quando vinha a opressão dos inimigos, eles se arrependiam dos seus erros e buscavam novamente a Deus, que os libertava. Esse ciclo de desobediência repetia-se continuamente. E, como consequência, eles eram afligidos por outros povos.

Mas, por outro lado, temos exemplos de grandes heróis citados no livro de Hebreus que perseveraram até o fim, confiando nas promessas de Deus. Abraão, que não temeu oferecer Isaque como sacrifício, crendo no Deus que pode ressuscitar mortos. José, que, mesmo sendo vendido como escravo por seus próprios irmãos, acreditou nos sonhos de Deus para sua vida. Moisés, que deixou as riquezas do Egito para ser o libertador do povo que estava escravizado. Davi, que creu em meio a tantas perseguições do rei Saul e foi chamado de “um homem segundo o coração de Deus’. São bons testemunhos que devem ser imitados. Pessoas que perseveraram na fé e não desistiram diante das dificuldades.

A caminhada é difícil, mas, mantendo os nossos olhos no nosso Salvador, o poder do Espírito Santo vai sempre nos fortalecer.

“Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que Lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus”. (Hebreus 12.1,2)

Gostou deste artigo? Não esqueça de compartilhar:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Veja também

Culto de 08 de Abril de 2020

Pastor Filipe Costa Quarta-feira, 08 de Abril de 2020 18h30 Inscreva-se no canal Preciso de oração Share on facebook Compartilhar Share on

Culto de 05 de Abril de 2020

https://www.youtube.com/watch?v=juYynY-AlDY Pastor Filipe Costa Domingo, 05 de Abril de 2020 19h30 Inscreva-se no canal Preciso de oração Share on facebook Compartilhar Share

Culto de 01 de Abril de 2020

https://www.youtube.com/watch?v=kv_lebMhTN8 Pastor Eli Edson Quarta-feira, 01 de Abril de 2020 18h30 Inscreva-se no canal Preciso de oração Share on facebook Compartilhar Share

Culto de 29 de Março de 2020

https://www.youtube.com/watch?v=KVksoSZ4w28 Pastor Filipe Costa Domingo, 29 de Março de 2020 19h30 Inscreva-se no canal Preciso de oração Share on facebook Compartilhar Share