“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve” (Mateus 11: 28-30).
O alívio dado por Jesus é para todos que estão cansados e sobrecarregados que vão até Ele. No entanto, o descanso é para quem toma o jugo e aprende do Filho. O pastor Luciano Subirá, da Comunidade Alcance, em Curitiba (PR), disse, certa vez, que “alívio” é como deitar na areia da praia logo após se livrar de um afogamento. Isso porque, nos primeiros instantes, a sensação é de refrigério. O descanso, porém, só vem depois de horas, afinal, muita energia foi gasta naquele esforço. Jesus estende as mãos para todos os cansados que se achegam a Ele. Porém, a alma tem descanso genuíno quando se aceita o jugo e se aprende de Cristo.
Jugo remete à ideia de andar lado a lado e em sujeição. Costumamos aprender muito mais princípios – como ser manso e humilde de coração – quando gastamos tempo com alguém, pois, assim, identificamos melhor o testemunho de vida dele. Isso porque, de início, aprendemos apenas uma parcela sobre uma pessoa. Ao longo do tempo, não apenas se sabe muito, como, também, se passa a ser parecido com aquele ser. Quem anda com Jesus acha descanso porque passa a ser semelhante a Ele – e, vale dizer, Ele é leve, assim como o Seu fardo.