“Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”. Josué 1:9
Quando ficamos encarregados de uma grande responsabilidade, normalmente, ficamos com medo, ansiosos, preocupados. A vida de Moisés tinha chegado ao fim e agora era a hora de Josué liderar o povo. Era hora de criar coragem e seguir o exemplo de Moisés.
Josué foi corajoso e não hesitou em aceitar o seu chamado. Dentre os fatos importantes que ocorreram durante sua liderança, está a queda das muralhas de Jericó. Esta era uma cidade que fazia coisas que não agradavam a Deus, eles estavam em pecado e o povo de Israel não podia se contaminar com suas práticas contrárias a Deus.
Naquele tempo os muros em volta da cidade era essencial para sua proteção, logo, eram muros grandes e fortes. Destruí-los sem usar nada nas mãos, a não ser as trombetas, era algo humanamente impossível. Josué podia ter questionado, ter ficado com dúvidas; mas conhecia quem lhes dera essa ordem, já havia presenciado verdadeiros milagres feitos por Deus, por isso não duvidou, apenas creu e agiu.
Não foi por forças humanas que os muros foram derrubados, mas foi “pela fé que caíram os muros de Jericó, depois de serem rodeados durante sete dias” (Hebreus 11:30)
A fé faz o que era impossível acontecer. Hoje, todos temos que passar por situações que exigem fé, coragem e obediência. Quando chegar o momento de enfrentá-las temos que lembrar que Deus é muito maior do que tudo que nos atinge. Nas mãos de Deus está todo o poder, não precisamos temer.
Ele fez maravilhas na vida de seus filhos no passado e continua a fazer ainda hoje. Nós, assim como Josué, conhecemos o Deus a quem servimos, sabemos os milagres que Ele já realizou, agora cabe a nós confiar e agir. Deus é conosco. Ele volta a dizer a cada um de nós: “Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar.”