“Estejam prontos para servir, e conservem acesas as suas candeias, como aqueles que esperam seu senhor voltar de um banquete de casamento; para que, quando ele chegar e bater, possam abrir-lhe a porta imediatamente.
Lucas 12:35-36
Na noite passada, ao pedir ao Senhor uma Palavra, me deparei com este texto e um temor desceu sobre meu coração, pois fala que temos que estar preparados em todo o tempo, de dia e de noite, prontos para servir, com nossas candeias cheias de óleo e acesas.
Comecei a navegar nesta palavra e pude ver como num filme um Atalaia sobre os muros da cidade, com suas lamparinas acesas, sempre olhando para o horizonte, vasculhando ao redor, tanto para distinguir o ataque do inimigo como para ver a hora da chegada do Rei, preparado para alertar a cidade do perigo, mas também e especialmente preparado para abrir os portões para a entrada do Rei.
O Senhor nos chama para servir e esta palavra vai muito além do que temos vivido e visto. Não é raro deparar com situação em que vemos pessoas trabalhando para o Senhor apenas por obrigação ou medo, outras como se estivesse fazendo um favor para Deus e outras ainda supervalorizando um feito, como se fôssemos capazes de fazer algo sem a ajuda valiosa do Espírito Santo e tão triste é ver aqueles que escolhem a tarefa por acharem que estão num nível superior aos outros.
Que o Senhor tenha misericórdia de nós e nos ajude a ver a verdadeira condição em que nos encontramos.
Jesus, nosso maior exemplo, nunca fugiu ou escolheu o serviço, tocou em leprosos, tocou em olhos cegos que deveriam estar sujos, abraçou o homem que devia estar imundo, mal cheiroso pois vivia em cemitérios, Jesus não media esforços para libertar e curar, punha as mãos à obra em todo sentido da palavra.
A pergunta que fica para nós é: como temos reagido diante da situação das pessoas que se achegam a nós, com amor, braços abertos ou viramos as costas e fazemos de conta que não é conosco?
Jesus, o Rei pode chegar hoje e bater no portão da cidade, e nós onde estaremos? Dormindo confortavelmente ou em pé firmes em nossos postos com as candeias acesas?
E se Ele se apresentar como um mendigo, estaremos tão prontos que o receberemos de imediato pois temos consciência plena do chamado para servir e como nossas candeias estão acesas o reconheceremos prontamente?
Continuando a Palavra de Lucas 12:37 “Felizes os servos cujo senhor os encontrar vigiando, quando voltar. Eu lhes afirmo que Ele se vestirá para servir, fará que se reclinem à mesa, e virá servi-los.”
Ajuda-nos Espírito Santo a nos prepararmos de tal forma que nosso coração cante ardentemente dia e noite sem cessar “Maranata, ora vem Senhor Jesus!
Discípula Eliana Destro