Uma distinção do cristão é crer no Espírito Santo como pessoa, a Terceira parte indivisível da Trindade. Ele é um com Deus e Cristo. Isso é revelado pela Palavra em diversas passagens, Ele é Eterno (Hb 9.14), Onipresente (Sl 135.7-10) e Onisciente (1Co 2.10-11). Ao Espírito são atribuídas emoções, vontades e uma mente, que são características pessoais. Ele é o Consolador, que nos foi deixado (Jo 14.16), a fonte da vida espiritual e o que a mantém. Mesmo sendo indispensável para muitos aspectos de nossa vida como a renovação e a santificação, ainda assim o restante do mundo “não pode receber, porque não O vê, nem O conhece” (Jo 14.17), estão imersos num egoísmo profundo, que exclui a eternidade e os mandamentos de Deus.
A compreensão de Deus só é possível por meio da ação do Espírito Santo em nós. “Deus, todavia, Se revelou a nós por intermédio do Espírito! Porque o Espírito a tudo investiga, até mesmo as profundezas de Deus” (1Co 2.10). Sem o Espírito Santo estaríamos fadados à morte espiritual.
É desejo do Criador que cada homem O descubra em seu íntimo e O experimente, descobrindo desta forma a si mesmo. “Vós O conheceis, porque Ele vive convosco e estará dentro de vós” (Jo 14.17). A liberdade que o Espírito de Deus oferece, estando em nós, nos conduz a Ele; e talvez seja o que de melhor experimentaremos nesta vida, mesmo sem entendê-la por completo. Porém, quando o homem usa erroneamente essa liberdade, ele entristece O Espírito Santo (Ef 4.30).
O mundo encontra-se no maligno, “dominados pelas paixões de suas próprias almas e não têm o Espírito” (Jd 1.19). Vivemos na terra o caos da ausência da fé. Mas Jesus nos fez saber que o Consolador, o Ajudador, o Conselheiro, o Encorajador, o Espírito do Deus poderoso foi deixado dentro de nós, e nada pode abalar essa presença, a não ser simplesmente e unicamente o nosso pecado (Is 59.2).
Escolha hoje aceitar a presença Dele. “Não sabeis que sois santuário de Deus e que o seu Espírito habita em vós?” (1Co 3.16). Desenvolva seu relacionamento com o Espírito e creia em Sua companhia por toda a eternidade.