Muitos são os desafios para educarmos os nossos filhos nos dias de hoje. Uma série de mudanças profundas chegaram e impactaram a maneira como as famílias vivem: o avanço da tecnologia, que permite crianças e adolescentes acessarem uma avalanche de informações em um simples toque, sem terem maturidade para avaliá-las; o excesso do uso de mídias, os perigos de cyberbullying, da pedofilia, roubo de identidade na internet, jogos perigosos, como o desafio da baleia azul, entre outros praticados on-line.
As mudanças de paradigmas estão questionando princípios e valores antes ensinados na família e que hoje são relativizados, como, por exemplo, o próprio papel dos pais na educação dos filhos. Tudo isso tem exigido dos pais vigilância e acompanhamento dos filhos, para os quais muitos têm enfrentado dificuldades, que se apresentam porque os pais estão sendo cada vez mais absorvidos pelo trabalho, seja porque vivem em uma sociedade consumista, e isso tem um grande apelo, ou porque o lar passou por uma situação de divisão e o pai ou a mãe tem que assumir sozinho (a) a provisão da família. Como lidar com a angústia da falta de tempo, o sentimento de culpa e a necessidade de impor limites para preservar os filhos? Como ensinar princípios e valores?
Primeiro, é não nos esquecermos que a Palavra de Deus deve sempre ser o nosso norteador. Nela devemos buscar as respostas que precisamos. Pais devem andar com os filhos no caminho, serem companheiros, e isso não significa ceder a todas as chantagens e demandas apresentadas por eles. É preciso ser bons observadores dos filhos, ter tempo de qualidade com eles e ter a segurança de que o nosso papel é de pais e, por isso, devemos colocar os limites, isso significa amar. Para isso, é importante aprendermos sobre as novas tecnologias, a linguagem da geração dos filhos, sermos seguros quanto aos princípios e valores que Deus estabeleceu para nossa própria proteção.
Nesse quesito, a Lagoinha surge como uma ferramenta que, baseada na Verdade, que é Jesus, se apresenta para ajudar os pais no conhecimento e na aplicação daquilo que a Palavra ensina, na educação e no trato com os desafios da atualidade. Então, aproveite! Procure logo a Escola de Pais e encontre auxílio para a edificação da sua família.