Mãe, palavra pequena, mas com um significado imenso e infinito.
A primeira mãe da humanidade foi Eva, dando origem ao processo da maternidade. Seu nome significa “doadora da vida” ou “mãe de todos os que têm vida”. A Bíblia não traz muitos detalhes sobre sua vida. Nela consta apenas que, após nascerem Caim, Abel e Sete, ela e Adão tiveram outros filhos e filhas. Quando seu primeiro filho, Caim, nasceu, Eva exclamou: “Adquiri um varão com o auxílio do Senhor” (Gn 4.1).
A Bíblia menciona outras mulheres que receberam o dom da maternidade:
- Sara, símbolo de fé, recebeu a promessa de que seria mãe de muitas nações; sua fé inigualável a tornou fértil, gerando um filho em idade avançada (Gênesis 21.2);
- Rebeca não podia ter filhos e, após Isaque, seu esposo, ter orado insistentemente ao Senhor, ela engravidou, gerando gêmeos. (Gênesis 25.21);
- Ana era perseverante, não podia ter filhos, porém orou incessantemente ao Senhor, e Ele a ouviu. Ela deu à luz um menino, o qual entregou a Deus (1 Sm 1.10-18).
A oração e a perseverança fizeram dessas mulheres exemplos eternos. A maternidade é um dom de Deus, tão sublime, tão perfeito.
Que toda sorte de bênçãos de Deus seja derramada sobre a vida de cada mamãe, não somente neste dia, mas em todos os dias de sua vida!