“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês”, diz o Senhor, “planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro”. (Jeremias 29.11)
O nosso maior erro como cristãos é tentar entender o projeto de Deus da nossa própria maneira e achar que Ele age conforme a nossa previsão. É por isso que, na maioria das vezes, quando estamos orando por algo que esperamos há algum tempo, ficamos perguntando: “É ou não é do Senhor para mim?”. A palavra de Deus nos fala que os passos do homem bom são confirmados pelo senhor, ou seja, as nossas orações são, sim, confirmadas, quando nos deleitamos Nele.
Precisamos entender que Deus cumpre propósitos. Para tudo que Ele faz existe um propósito designado, pois só Ele consegue enxergar lá na frente. Por isso também precisamos estar preparados quando uma porta é fechada e quando algo não acontece conforme queremos. Mas como saber se algo que pedimos é da vontade de Deus para nossa vida? A Bíblia nos fala que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável, e tudo aquilo que é vier de Deus acontecerá sem força na nossa vida, ou seja, acontecerá no processo natural Dele, não precisaremos usar as forças dos nossos braços, até mesmo porque isso não adianta em nada. Precisamos ter fé que Seus planos se cumprirão em nossas vidas, porque Ele sabe os pensamentos que tem a nosso respeito, pensamentos de paz e não de mal, para nos dar o fim que desejamos.
O propósito de Deus vai muito além daquilo que esperamos, os Seus planos são perfeitos, por isso temos sempre que perseverar em oração, pois ela é o caminho pelo qual vamos obter as respostas que tanto queremos. Precisamos crer no poder da oração, porque é por meio dela que teremos a confirmação das promessas de Deus e nossos passos serão direcionados segundo a Sua vontade.