A criança nasce, conhece o pai e logo descobre que ele atende pedidos. Isso é muito bom. Um dia, porém, ela percebe que ele também sabe dizer “não”. Além disso, ele permite e causa sofrimentos. A criança não entende as vacinas e disciplinas. Que decepção! Nosso relacionamento com Deus é assim também. Ele nos dá tudo que necessitamos, mas nem sempre o que queremos ou quando queremos. Não podemos nos deixar levar por um Evangelho triunfalista, segundo o qual tudo dará sempre certo para o cristão e da melhor forma. Deus permitiu terríveis males na vida de José. Permitiu também que Israel fosse escravizado no Egito e cativo na Babilônia. O Senhor poderia ter evitado tudo isso, mas não o fez. Por quê?
O sofrimento e a privação envolvem causas diversas e podemos não compreender todas elas, mas a Bíblia nos permite algumas conclusões. Muitas vezes, Deus não nos livra de situações ruins porque:
1- Estamos colhendo o que plantamos ou
2- Estamos sendo provados ou
3- Estamos num processo para a realização de um propósito maior
Eu posso evitar que o meu filho faça provas na escola, mas isso não seria bom para ele. Também não posso ajudá-lo na hora do teste. O próprio Jesus pediu que o cálice fosse afastado, mas isso não aconteceu. A cruz é inevitável para quem quer alcançar a ressurreição. Em tudo isso, devemos manter a confiança em Deus e a fidelidade a Ele, sabendo que, depois das lutas, vem a vitória, e não existe outra forma de conquistá-la.