“No princípio, Deus criou os céus e a terra” (Gênesis 1.1). O universo tem um início, nada foi criado por acaso. Como diz Christopher Isham, o principal cosmólogo quântico da Grã-Bretanha, “nos eventos de decaimento quântico, as partículas não vêm a existir do nada”. Tudo tem um propósito e um criador, então, se o universo não foi criado do nada, foi necessário alguém que o criasse, e, possivelmente, alguém que entendesse e fosse bem inteligente.
Deus criou cada coisa com detalhes, e a Bíblia diz que tudo o que Ele criava era bom (Gênesis 1). E todo esse universo que foi criado precisa de cuidados, pois ele é muito importante para nossa sobrevivência. E o papel de cuidar é nosso.
Deus nos fez como mordomos e devemos ser fiéis a esse dom, como diz em 1 Coríntios 4.1-2: “Que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus. Além disso, requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel”.
Será que estamos sendo fiéis no cuidado com a criação e, também, no entendimento e na afirmação de que tudo foi criado por Aquele ao qual adoramos? Será que temos dúvida de que foi realmente Ele quem criou tudo? Essas perguntas podem mexer com a nossa fé e vida cristã. Devemos pensar, refletir e acreditar, afinal, como diz a Palavra, “sem fé é impossível agradar a Deus” (Hebreus 11.6).