É um sentimento de cobiça, uma sensação ou vontade incontrolável de possuir o que pertence à outra pessoa. A Bíblia diz que a inveja coexiste com “tudo o que é maligno”, não é algo sem importância; é um sentimento desastroso.
Abel separava as primícias do seu rebanho e, acima de tudo, apresentava seu sacrifício diante de Deus com atitude correta no coração. Essa postura enfureceu seu irmão Caim, que, levado pelo sentimento de inveja, optou por matá-lo (Gênesis 4.3-5). Os irmãos mais velhos de José o lançaram num poço a fim de eliminá-lo para sempre (Gênesis 37.2-24).
A inveja traz duras consequências: destrói amizades, isola pessoas, retira de nós a capacidade de admirar o belo e interfere na confiança em Deus. O livro de Tiago registra esse sentimento que aprisiona a alma. “Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa” (Tg 3.14-16).
Como lidar com a inveja?
As pessoas estão sujeitas a todo tipo de emoção negativa, e a inveja é uma delas. Você será livre desse sentimento quando entregar seus desejos a Deus para que Ele satisfaça seu interior, no tempo dEle e de acordo com a Sua vontade.
Deus abençoe você!