“Tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim, ponham-no em prática. E o Deus da paz estará com vocês” (Filipenses 4.9 – NVI).
Era uma vez, um homem que decidiu construir sua casa sobre a areia. Ele comprou alguns materiais e, sem muito esforço, começou a construí-la, sem cavar o terreno. Como não tinha alicerce, ou seja, não tinha a base de sustento, a casa não resistiu às tempestades e desabou.
Mas havia um outro sujeito, que, antes de começar a erguer sua moradia, resolveu abrir um buraco no solo e lançar o alicerce da casa sobre a rocha. As ventanias e enchentes vieram, mas o seu lar permaneceu firme e não foi abalado.
Qual dentre eles é o sábio? Quem construiu a “casa forte”? A Palavra diz que é aquele que fez a casa sobre a rocha, que é Jesus (Lc 6.47-48). Pois ele é semelhante a um homem que ouviu e obedeceu aos mandamentos do Senhor, ou seja, colocou em prática o ensino de Cristo. Porém quem escuta, mas não obedece é imprudente.
Jesus disse: “Por que vocês me chamam ‘Senhor, Senhor’ e não fazem o que eu digo?” (Lucas 6.46 – NVI). Não podemos achar que o fato de ir para o culto todos os domingos e frequentar um grupo pequeno nos faz praticantes da Palavra. Não basta apenas ouvir, é preciso praticar. “Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos” (Tiago 1.22 – NVI).
Se a Palavra diz que devemos ser humildes ao invés de orgulhosos, amáveis ao invés de rancorosos, sinceros ao invés de falsos e bondosos ao invés de avarentos, então, assim devemos ser.