Êxodo 5.15-18
O que tem a palha com o trigo? É o mesmo que dizer: por que está misturando coisa boa com ruim, original com pirata, ministério com negócios, vocação com carreira? O futuro é construído com a intensidade do nosso presente.
A palha significa superficialidade, já o trigo, profundidade, é comparado a uma pessoa que exerce seu ministério com paixão, preparo e propósito. O que você está buscando, uma carreira ou uma vocação? A carreira é algo que você traça, planeja, projeta e espera que siga uma linha. A vocação é o seu chamado, o que você se dispôs a fazer com paixão, preparo e propósito.
Nossas atitudes sempre serão medidas por alguém. Todo indivíduo prestará conta de suas obras. Lembre-se: o que é trigo vai para o celeiro, o que é palha vai para o fogo. Cuidado com suas palavras, elas são carregadas de autoridade e podem te fazer escravo delas.
Uma vez que você é prisioneiro do seu passado, suas conquistas são como a palha, são queimadas pelo fogo. Uma vez que você é liberto, seus celeiros começam a se encher de trigo. A palha é comparada ao excesso de trabalho sem muito resultado, já o trigo significa colher além do que plantou. Suas obras são como a palha ou como o trigo? O que distingue a palha do trigo são os frutos. A palha também se colhe, mas não se planta. A semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória. Se acredita que não precisa semear para ter uma boa colheita, você colherá apenas palha, ou seja, terá o mesmo trabalho, mas não verá frutos, não verá resultados.
Prefira ter profundidade a superficialidade. Para isso basta deixar para trás a palha. Foque no trigo!