“Então o Senhor disse a Abrão: ‘Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei’”. (Gênesis 12.1)
Para algumas pessoas, passar por mudanças não é uma tarefa fácil. Mudar de emprego, de casa, de igreja e até mesmo de cidade ou de país tende a ser uma decisão difícil e um processo doloroso. Deixar para trás os familiares e amigos que são importantes e essenciais pode resultar em lágrimas, muito choro. As lembranças do passado vêm à nossa mente, a saudade bate no coração e, algumas vezes (ou muitas!), pensamos em desistir.
Esses novos ciclos em nossa vida trazem crescimento. A Palavra diz que, para crescer, é preciso podar. Podar, no dicionário Michaelis, significa “aparar galhos de árvores ou ramos de plantas”. Nesse processo, o excesso é retirado, e essa ação fará com que a árvore gere mais frutos. Jesus disse: “Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, Ele retira; e todo que dá fruto, Ele limpa, para que dê mais fruto ainda” (João 15.2).
Na Bíblia tem um homem que viu um grande tempo de mudanças: Abraão. Aos 75 anos de idade, ele partiu de Harã em direção a Canaã, com sua mulher, Sarai, seu sobrinho Ló, todos os bens que haviam acumulado e os seus servos. Com isso, muitos episódios aconteceram: viaja por várias terras, separa-se de Ló, Deus promete um filho, mas nasce Ismael, Deus cumpre a promessa, mas pede Isaque em sacrifício, Abraão tem experiências incríveis com Deus sobre o estabelecimento da aliança e por aí vai. Mesmo com tantas mudanças, ele confia, obedece e não desiste.
Eu mesmo tenho passado por um longo período de mudanças. Sou cearense e morava em uma pequena cidade praiana do Rio Grande do Norte. Mas, no ano passado (2016), dei um passo muito importante na minha vida: saí da minha cidade e fui morar em Belo Horizonte (MG), com o intuito de estudar em um seminário teológico. Deixei meus pais, irmãos, sobrinho, familiares, amigos e igreja e fui com muita expectativa de aprender mais de Deus. Pensei várias vezes em desistir, mas Deus me faz permanecer. E espero frutificar muito em Deus e para Sua glória.
Vamos fazer como Abraão: confiar, permanecer, não desistir e seguir em frente, crendo nas promessas Daquele que vive para todo o sempre!
“Sei que depender é como viver perigosamente, mas eu preciso acreditar e confiar no que Você me diz”. (Ministério Zoe)